5 dicas para te ajudar a vencer a procrastinação




Você é do tipo de pessoa que executa suas tarefas com um bom prazo de antecedência ou costuma deixar tudo para última hora, mesmo que tente se convencer a fazê-las antes? Se sua resposta for a segunda opção, você pode ser um procrastinador. Mas o que é procrastinar e como isso pode te atrapalhar na vida?


Existem várias maneiras de organizar a sua vida de forma que elimine o máximo possível a procrastinação, e separei algumas dicas:


Crie listas do que você precisa fazer


Você pode criar uma lista com algumas tarefas que você precisa fazer durante o dia ou durante a semana e assim que você realizar coloque uma marcação, ou seja, um símbolo de tarefa cumprida.

O ideal é colocar poucas tarefas, ou pelo menos que sejam possíveis de serem realizadas.

Não adianta fazer uma lista enorme, pois além de não dar conta você poderá se frustrar.

Atualmente, antes de terminar minhas tarefas do dia, faço o meu checklist com as atividades do dia seguinte. Assim que vou terminando vou riscando.

Muitas pessoas fazem assim e é uma ótima maneira de superar a procrastinação.


Realize primeiro as tarefas mais difíceis


Depois de criar a lista, agora comece realizando as que você considera mais difíceis ou as mais chatinhas de fazer.

Depois de concluir as tarefas difíceis elas se tornam injeção de ânimo para realizar as próximas.

Dá uma sensação incrível saber que as tarefas mais difíceis (maiores, mais chatas, mais importantes, ou como você preferir chamar) já estão concluídas logo no início do dia.



Estabeleça metas claras para sua vida


Estabeleça metas – por exemplo: criar um blog e alimentar com conteúdo 3 vezes por semana, ganhar R$ 800,00 em 2 semanas, limpar a varanda 1 vez por mês, etc.

Quando está tudo bem definido, com objetivos traçados e um um prazo estabelecido para realizá-los, a probabilidade de vencer a procrastinação é bem maior.

Deixe bem claro, para você mesmo, onde você está e onde quer chegar.



Crie hábitos motivadores


A motivação não é eterna. Quando iniciamos um novo projeto é super normal estarmos extremamente entusiasmados e com o passar do tempo "acostumamos" com a ideia.

Por isso, nem sempre estará motivado para fazer o que tem que ser feito e nesses momentos é preciso que saiba através do autoconhecimento, quais são as suas pequenas válvulas de motivação, exemplo: assistir um vídeo motivacional, ler um livro, fazer exercícios, reler sua lista de metas e prioridades.



Notificações do Smartphone


Esse é um dos principais motivos da procrastinação. Quando estiver fazendo uma atividade que precisa de foco, deixe o celular longe de você. Tente ao máximo, não ficar nas redes sociais.

Lembro que, os meus piores momentos onde me via procrastinando, o principal motivo era esse. Quantas vezes, eu acordava e já começava nas redes sociais, e daí em diante não conseguia parar mais? Perdi as contas.

Se achar que é difícil, faça um teste por pelo menos um dia.

Outra alternativa é estabelecer períodos para deixar o celular no silencioso por 1 hora por exemplo.


  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest
  • Instagram

euescolhoevoluir@gmail.com

© 2020 | Eu Escolho Evoluir