8 dicas para um home office produtivo



Devido a todas estas contingências que estamos vivendo, a grande maioria de nós está atualmente trabalhando em casa, e experimentando uma realidade diferente da que vivemos até agora e mais do que nunca é importante saber como trabalhar em casa e ser produtivo.



A grande questão é como fazer tudo isto em equilíbrio?


Seguem algumas dicas:


Definir e cumprir o horário de trabalho


Definir horas para iniciar e terminar de trabalhar em casa, assim como o horário das pausas é essencial para não misturar trabalho com todas as outras tarefas, sejam elas domésticas ou não. O horário não tem de ser o mesmo para todos os dias da semana, podemos ajustá-lo à medida das nossas necessidades diárias. O importante é cumpri-lo!


Vestir-se para ir trabalhar


Uma das minhas dicas é não passar o dia de pijama ou com roupa de ficar em casa. É importante vestir-nos de forma confortável e apresentável, trazendo-nos uma confiança adicional e uma forma de aumentar a nossa produtividade (mesmo nos dias que você não tenha reuniões online).


Criar um ambiente de trabalho confortável


Assim como o que temos vestido quando vamos trabalhar, o local onde trabalhamos tem uma enorme importância na nossa produtividade. Devemos de criar um ambiente de trabalho confortável, arrumado e organizado.


Afastar as distrações, tecnológicas e outras


Trabalhar sem distrações é uma forma de aumentar a produtividade. Assim sendo, recomendo desligar as notificações do celular e computador, e se necessário afastar mesmo o celular do local onde trabalhamos (não o dia inteiro, mas por períodos determinados).


Fazer uma lista de tarefas


Uma das formas de aumentar a produtividade passa por saber exatamente o que temos para fazer! Aconselho a ter uma lista com todas as tarefas pendentes e ir definindo prioridades diárias, assim como quais são as 3 principais tarefas do dia.


Pedir colaboração aos familiares


Quando se trabalha em casa, e principalmente nesta situação que estamos vivendo com todos os membros da família em casa, é essencial que os nossos familiares estejam alinhados conosco. Ou seja, é necessário pedir-lhes que respeitem o seu espaço e o seu tempo de trabalho. Se estiver sozinho com crianças e sem outro adulto por perto a coisa complica um pouco mais, no entanto o meu conselho é conversar com eles e pedir colaboração, não esquecendo de reservar um tempo em exclusivo para passar com eles.


Fazer intervalos regulares


Não é por trabalhar mais horas que somos mais produtivos, aí a importância fazer intervalos regulares. Assim como no dia a dia damos uma volta, tomamos um café, conversamos com os colegas, temos que fazer essas pequenas pausas pois o corpo e a mente PRECISAM para conseguir manter a produtividade.


Separar o trabalho das rotinas domésticas


Não é por trabalhar em casa que temos de estar constantemente fazendo as tarefas domésticas, você precisa separar momentos para um e para o outro.

Crie sua rotina: levantar, tomar café, colocar as roupas para lavar, tirar o lixo e ir para o seu lugar de trabalho em casa. Depois do trabalho, tomar banho, preparar o jantar, ler com as crianças.

Saiba separar as duas rotinas e os dois momentos, trabalho e família. Se não fizer isso vai ficar com a sensação de que não está fazendo bem nem uma coisa e nem outra.

E dessa forma você sabe que conseguiu organizar para "atender" a todas as demandas que os deveres dependem de você!


Espero que estas dicas te ajudem a ser mais produtivo enquanto está trabalhando em casa e fique calma(o) que logo tudo isso vai passar!


  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest
  • Instagram

euescolhoevoluir@gmail.com

© 2020 | Eu Escolho Evoluir